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quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Em Abu Dhabi, Giro perde o pódio a 6 voltas do fim. Matos é o quinto.


Em um fim-de-semana quase sem expectativas, a Snow Schatten conseguiu um dos seus melhores resultados com os dois pilotos na categoria Fórmula Pro da rFactor Brasil Team. Felipe Giro e Rodrigo Matos terminaram, respectivamente, em quarto e quinto, lutando até o fim pelo pódio.

Mais uma vez substituindo Marcos Riffel, Felipe Giro foi chamado às pressas para correr um dia antes da prova. Mesmo com pouco tempo de treino, o piloto paulista conseguiu se destacar com boas disputas com seu companheiro de equipe Rodrigo Matos e com o terceiro colocado, Rhanan Gomes. Tentando fazer uma parada a menos, Giro perdeu o terceiro lugar a poucas voltas da bandeirada.

Rodrigo Matos, por sua vez, conseguiu fazer outra boa corrida na Fórmula Pro. Após largar em terceiro, teve problemas com o ritmo de corrida do carro e acabou sendo ultrapassado por Giro e por Gomes durante o decorrer da prova.

A próxima etapa será dia 01 de Dezembro, em Austin.
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domingo, 24 de novembro de 2013
Em Jacarepaguá, João Gabriel conquista seu primeiro pódio na Stock Car

João Gabriel em disputa com Rubens Barrichello

Na ultima terça-feira (19), ocorreu a terceira etapa da Copa Locaweb de Stock Car, pela liga GTR Brasil, no circuito de Jacarepaguá, tendo com uma das surpresas da etapa o resultado do piloto da equipe Snow Schatten, João Gabriel.

O piloto recifense vinha de duas corridas onde ele enfrentou problemas e se redimiu no circuito carioca da melhor forma — com a sexta colocação no treino de classificação e um quinto lugar na corrida —, conquistando assim seu primeiro pódio na liga e levando 31 importantes pontos na classificação geral.

“Foi muito difícil. Consegui fazer o sexto tempo na classificação e no inicio da prova tive uma ótima briga com o Rubinho, até a terceira volta, onde fui superado por ele. Na volta seguinte por um erro bobo meu acabei rodando e cai pra décimo-quarto. A partir dai foi uma corrida de recuperação pra mim, aproveitei vários erros de meus adversários e no fim da prova já estava perto da briga entre Dudu e o Genz pela 7º colocação. Com a colisão entre os dois ganhei a posição de ambos e logo depois superei o Herton, ficando na sexta posição controlando o ritmo, e faltando 3 minutos o Rubinho teve problemas com o motor e consegui o quinto posto, restando apenas segurar a pressão que o Lacerda e o Genz exerceram no final da prova” — declarou resumindo sua participação na prova João Gabriel, após a etapa.

Largada da etapa de Jacarepaguá

A prova foi vencida por Rômulo Passos que se consagrou campeão da categoria com o resultado. Os pilotos voltam à pista no próximo dia 4 para a ultima etapa, que será disputada no circuito de Tarumã.
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Coluna Interview, com Marcos Riffel

A Snow Schatten Racing Team apresenta no post de hoje a entrevista concedida por Marcos Riffel, campeão da Turismo Light T2 na rFactor Brasil Team, ao nosso staff. A matéria foi produzida logo após a corrida de Valência, corrida que deu o título ao piloto.



Bom, Marcos, primeiramente obrigado por nos conceder esta entrevista. Você se consagrou campeão da Turismo Light T2 da rFactor Brasil Team. Como você descreve essa temporada?
R: Bom, eu considero uma temporada muito difícil. Em minha primeira competição de turismo, em um grid muito cheio, foi difícil se sobressair no começo. A confiança no carro foi crescendo a cada etapa, a minha experiência adquirida na T1 foi essencial para que pudesse vencer na Turismo Light.

Foram 6 vitórias em 11 etapas e as quatro primeiras de forma consecutiva. Qual delas foi a mais gratificante?
R: Na verdade a etapa mais gratificante foi Brands Hatch, onde não consegui a pole e me envolvi em uma acidente na segunda curva e caí para décimo segundo. Foi a etapa onde tive que ter muita cabeça e cuidado nas minhas atitudes. Infelizmente, devido a algumas punições contraditórias da administração da liga, levei DQ. Dentre as vitórias que valeram, Valência foi a mais gratificante, pois foi a vitória do título, onde contei com o apoio da equipe. Nesta etapa sofri muito com problemas de equipamento, como sofri a partir da etapa de Spa, mas ainda assim lutei para alcançar o objetivo.

Qual foi o momento de maior alegria e de maior decepção para você nessa temporada?
R: O de maior alegria foi certamente no momento em que consegui o título, primeiro na minha carreira no AV. O de maior de decepção foi certamente em Spa, onde estava muito confiante e com um tempo ótimo e no qualy, devido a problemas de Hardware, não consegui participar da etapa.

Apesar de ter sido pouco ameaçado no campeonato, qual foi o seu maior adversário ao título dessa temporada? Por quê?
R: É difícil definir um piloto como o maior rival,  pois nas corridas eles variavam muito. Com certeza, Thiago Vieira foi um grande adversário, por ser um piloto mais experiente e cerebral. Renan Lopes, apesar de muito impetuoso, também foi um bom adversário. Meu companheiro de equipe, Felipe Giro, também foi um grande adversário, pois é um piloto de alto nível e que me fazia forçar para buscar excelência.

Marcos Riffel foi contraditoriamente desclassificado do GP de Brands Hatch por "cortes excessivos na pista"

Apesar do brilhante campeonato na categoria, houveram alguns desentendimentos fora da pista. Como você enxerga essas divergências no modo como aconteceram?
R: Acredito que ao correr numa categoria de base, você está sujeito a esse tipo de coisa, porém em certos momentos o ímpeto da galera me prejudicou bastante. Houve também, desentendimentos com a administração da liga, pois não concordamos com a maneira que punições foram aplicadas a mim, visto que nossa defesa sempre foi concreta e os argumentos dos diretores, sempre contraditórios. Isso ficou nítido em Brands Hatch, onde venci e levei DQ.

Além da Turismo Light, você ainda obteve sucesso como reserva da Turismo Pro, obtendo uma vitória em Zandvoort. Qual é a diferença técnica entre essas categorias?
R: Sinceramente, considero o carro da Turismo Light, mais complicado de guiar. A maior diferença é a possibilidade de diferentes estratégias na Turismo Pro, onde você podia optar por uma ou mais paradas, dependendo de como estava seu Setup. Com certeza, os carros da DTM são mas rápidos e ariscos, o que exige mais perícia. Com certeza, carros de turismo são meus favoritos, DTM então, nem se fala. Existe também um grid mais evoluído, como Geison Alves, Augustin Erpen e outros, que tive o prazer de competir. Isso para mim é muito estimulante, pois me obriga a ter mais dedicação se quiser algum resultado positivo. E assim foi, consegui minha vitória na Turismo Pro. Infelizmente, não venci a última etapa em Valência, devido a problemas no meu Logitech G27, que está descentralizando com o tempo, mas obtive talvez minha pole mais expressante e visualizei de maneira concreta, minhas melhoras com o carro, onde fiz uma pole 1,6 segundos à frente. Foi com certeza ótimo e espero guiar na última etapa em Monza, com o volante novo, em  um dos meus circuitos prediletos.

Marcos Riffel participou de duas corridas da Turismo Pro, vencendo a etapa de Zandvoort

Qual é a maior qualidade do piloto Marcos Riffel?
R: É difícil falar de si mesmo. Talvez seja a atenção aos detalhes e entrar sempre em busca da vitória. Entre sempre com pensamento de que estou ali em busca da vitória. "Em uma competição, ou você dá tudo de si, ou desiste." Me identifico muito com essa frase do chefe Senna. Com certeza, a seriedade em determinados momentos e a paciência adquirida com a experiência são vitais para qualquer piloto. Na minha opinião, há três tipos de pilotos. Os instintivos, os cerebrais e aqueles que sabem utilizar as duas coisas. Eu me vejo hoje, entre o meio termo das duas situações.

Você já declarou que pode não continuar na rFactor Brasil Team no ano que vem. Quais são seus projetos para o ano de 2014?

R: É bastante provável que eu saia da liga, devido a uma relação complicada com a administração, pois não concordo com algumas atitudes dos administradores e minhas críticas nunca foram aceitas. Eu em 2014 e 2015, tentarei entrar para o mundo do automobilismo real, que é meu grande sonho. Porém, devido a minhas condições financeiras, é uma situação bastante difícil. Com sorte, entrarei na Seletiva Velopark, para o KWC, para ter minha experiência no real. Já no virtual, pretendo ir para a liga GTR-Brasil, que admiro há um bom tempo, pois considero um grid de alto nível e que conta com pilotos que admiro, como Rubens Barrichello. Também pretendo expandir meus horizontes, indo para a FSR, mundial de formula de rFactor, ou para a TPS, mundial de turismo de rFactor. Ou, menos provável, entrarei para o iRacing. Tudo depende da minha situação de Hardware, que no momento não é das melhores, mas estou buscando aprimorá-la.
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quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Na Índia, Felipe Giro vence e pode ser campeão da Fórmula Light já em Abu Dhabi

Felipe Giro a caminho de sua quarta vitória na categoria

Cada vez mais Felipe Giro se aproxima do título da Fórmula Light da rFactor Brasil Team. A vitória de ontem no circuito de Buddh só serviu para confirmar o favoritismo do piloto nas próximas corridas. Basta uma vitória na próxima corrida, em Abu Dhabi, para se sagrar campeão da categoria.

Após conquistar a pole-position, Giro perdeu a ponta para Matheus Rouver na primeira curva. Uma volta depois, Giro ultrapassou o piloto da Kemba no hairpin da grande reta e partiu para mais uma vitória tranquila. Administrando a vantagem e fazendo voltas mais rápidas a rodo, Giro chegou a mais de 30 segundos do segundo colocado.

Por outro lado, seu companheiro de equipe e adversário ao título Leonardo de Souza teve uma corrida diferente. Largando da terceira posição, o curitibano acabou rodando na terceira curva da primeira volta e caiu para a 12ª posição. Recuperou-se bem e, na volta seguinte, já se encontrava em sétimo. Fazendo uma ultrapassagem atrás da outra, Léo conseguiu recuperar-se espetacularmente e fechou a prova na segunda posição.

Terceiro colocado e ainda com chances de título, Gabriel Lucatto não participou da prova.

Enquanto o título de pilotos ainda está em aberto, a Snow Schatten Racing Team confirmou, nessa corrida da Índia, o título de construtores da Fórmula Light, abrindo 240 pontos para a então segunda colocada, a Kemba Snow Schatten.

A próxima etapa, em Abu Dhabi, acontecerá no dia 26 de Novembro.
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domingo, 10 de novembro de 2013
Em Valência, Marcos Riffel vence e se sagra campeão antecipado da Turismo Light


"Finalmente, cara!" Foi o que disse um extasiado Marcos Riffel após cruzar a linha de chegada em Valência na Turismo Light da rFactor Brasil Team. Após vencer a prova no circuito espanhol, o piloto da Snow Schatten só teve de aguardar os resultados o favorecerem na pista.

A corrida se desenhava tensa para o campeonado. Felipe Giro conquistou a pole-position, enquanto Marcos Riffel era o terceiro colocado e Matheus Rouver o quarto. Na largada, Riffel conseguiu tomar a segunda posição e Felipe Giro, retribuindo o favor de Zandvoort, abriu passagem para Riffel na reta do meio da pista. Os dois pilotos disparavam nas duas primeiras posições, enquanto Matheus Rouver ganhou a terceira posição na primeira volta e conteve os ataques de Renan Di Lara e Thiago Vieira, que precisava de uma quarta posição para levar a disputa pelo título até Monza.

Após a segunda parada, Rouver foi tocado por Vieira e perdeu duas posições, o que no final o fez perder o pódio. Mesmo assim, conseguiu terminar à frente do piloto da G-Force após um erro do mesmo. Mais atrás, Renan Lopes, ameaça ao título de Riffel, precisava de uma sétima colocação para ter chances de campeonato na próxima etapa. O piloto teve de largar dos boxes e não conseguiu alcançar seu objetivo, fechando apenas na nona posição.

Na ponta, Riffel só teve o trabalho de levar o carro até a linha de chegada para finalmente soltar o grito de campeão, com uma corrida de antecedência. Giro cruzou em segundo, sendo este seu terceiro pódio seguido na categoria. Rouver fechou em quarto, concretizando o melhor resultado na carreira.

A corrida final acontecerá no dia 22 de novembro, em Monza.
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sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Na Fórmula PRO, Felipe Giro surpreende e chega em terceiro na Índia

Giro estreia com o pé direito na Fórmula Pro


Após participar de ambas as categorias Lights da rFactor Brasil Team, finalmente Felipe Giro conseguiu mostrar serviço na Fórmula Pro. O piloto foi chamado após o titular Marcos Riffel ter um problema em seu volante e não poder participar da etapa da Índia. Com isso, Giro foi chamado para participar da prova.

Ao contrário do resultado, Giro começou mal. Após conseguir um bom 4ª lugar no grid, o piloto acabou queimando a largada e teve de pagar um drive-tru, despencando-o para a 17ª posição. Volta a volta, Giro ganhava posições e, no final da volta 15, já estava em 5º. Teve um incidente com Fabrício Ceschin voltas depois, quando não conseguiu desviar do carro do piloto da Ace Racing voltando para a pista após uma escapada, rodando o piloto.

Tentando fazer uma parada a menos, Giro tentava se manter na terceira posição, mas foi ultrapassado por Augusto Zimmer. Voltas depois, Giro herdou o posto final do pódio após o piloto da Sinister bater na parte lenta do circuito, abandonando a prova.

Rodrigo Matos não participou da etapa.

A próxima prova da Fórmula Pro vai acontecer em Yas Marina, no dia 16 de Novembro.
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segunda-feira, 4 de novembro de 2013
Em Yas Marina, Léo de Souza e João Gabriel terminam no Top 5

A Snow Schatten que tinha tudo pra colocar seus dois carros no pódio na etapa de Abu Dhabi na Formula NeoBR, teve que se contentar apenas com o Top 5 na pista de Yas Marina.  A equipe largava em quarto com João Gabriel e quinto com Leonardo de Souza, mas alguns incidentes no segundo stint de prova fizeram os pilotos perderem a chance de pódio. 

João fez uma largada brilhante, pulou de quarto para segundo e chegou a ameaçar o líder Rafa Souza nas primeiras curvas, mas não conseguiu e passou praticamente todo stint atrás do piloto da Shadow. 

Depois da sua parada, um incidente com Tiago Bandeira fez o piloto cair para a sexta posição, partindo para uma corrida de recuperação para fechar no quinto posto.

Leonardo de Souza também não teve vida fácil, o piloto foi muito pressionado por Durães e Marcio Abduch durante o início. Com essa pressão, Leonardo resolveu parar na volta 8 e voltar com pneus novos, para assim tentar voltas rápidas e ganhar posições. Foi o que aconteceu, e o piloto ganhou as posições de João Gabriel e Ricardo Durães. 

Porém Durães, logo recuperou a posição sobre o piloto da Snow Schatten, que com o carro danificado devido a alguns toques, também perdeu a posição para Abduch, fechando na quarta posição.
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sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Em Suzuka, Giro vence após problema de Léo de Souza

O jejum de 3 corridas sem vitórias na Fórmula Light finalmente chegou ao fim para Felipe Giro em Suzuka.
A briga pela vitória apontava ser acirrada entre os dois líderes do campeonato da Fórmula Light na rFactor Brasil Team: Felipe Giro e Leonardo de Souza. No qualifying, Léo conseguiu fazer a pole-position com 3 décimos de vantagem para Giro. Porém, o piloto paranaense foi atingido por um problema em seu simulador e foi forçado a abandonar a prova antes mesmo de se alinhar para o grid de largada.

Com isso, Felipe Giro se tornou o franco favorito à vitória. Com voltas quase 1s mais rápidas que a concorrência, o piloto paulista venceu a prova japonesa com mais de 57s de vantagem para segundo colocado.

Segunda posição, esta, cobiçadíssima nas duas últimas voltas. Antes da passagem, Pedro Moura se encontrava à frente de Gabriel Lucatto. Porém, cometeu um erro na entrada da chicane e perdeu a posição. Contudo, Moura ainda conseguiu recuperar a posição a três curvas do fim graças a um erro de Lucatto. Mas, na última chicane, Lucatto tentou tudo, freou mais forte e conseguiu tomar a frente do piloto da Kemba. Os dois vieram lado a lado até a linha de chegada e Gabriel Lucatto acabou chegando na frente de Pedro Moura com uma diferença de menos de 2 décimos.

Matheus Rouver, da Kemba, fechou a prova em 4º depois de disputar o pódio nas primeiras voltas.

A próxima etapa será na Índia, no dia 12 de novembro.
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Em corrida tumultuada, Rouver é 5º e Riffel fica fora do Top 10 em Zolder



Foi uma corrida para se esquecer para a Snow Schatten em Zolder, na Turismo Light da rFactor Brasil Team. O líder do campeonato Marcos Riffel começou mostrando a que veio, marcando a pole-position com mais de meio segundo de vantagem. Porém, logo na primeira curva, Riffel foi tocado por Renan Lopes, vice-líder do campeonato e acabou batendo seu carro no muro da segunda curva, deixando o veículo bastante avariado. Com danos demasiadamente altos, o piloto gaúcho teve dificuldades durante toda a prova e finalizou apenas em 12º.

O melhor colocado da equipe foi Matheus Rouver. O piloto largou em sexto e, depois de alguns toques e várias disputas de posições, terminou em 5º.

Por questão de estudos, Felipe Giro não participou da etapa.

A próxima corrida será no circuito de rua de Valência, dia 8 de novembro.
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